BATERIA ELETRÔNICA X-PRO PERCUSSION
Meu nome é Cristiano Forte e atuo como baterista profissional há mais de 25 anos. Em março de 2018, tive o primeiro contato com as baterias eletrônicas da X-Pro Percussion, trazidas para o Brasil pela empresa de Baquetas C.Ibanez, e fiquei muitíssimo impressionado pelo excelente custo-benefício deste equipamento, que supera as expectativas de quem busca uma bateria de baixo custo.
Sobre minhas impressões: em primeiro lugar, ao abrirmos a caixa onde estão muito bem armazenadas todas as partes da bateria, percebe-se de imediato a qualidade do acabamento dos pads e do impressionante rack, que embora se mostre robusto e eficiente para instalarmos todas as peças, é muito leve e prático de ser transportado, pois ao ser dobrado, fica muito compacto.
Após a rápida montagem, que acontece de forma muito intuitiva, não houve nenhuma falha e o funcionamento se mostrou perfeito. Para um melhor aproveitamento, parti para a leitura do manual, o que facilitou muito o reconhecimento de todos os recursos e configurações da bateria. Para minha alegria, percebi que também é possível personalizar os ajustes de sensibilidade dos pads e definições dos kits, o que torna a utilização do instrumento ainda mais confortável e prazerosa.
Com o entusiasmo pela qualidade da X-Pro Percussion, resolvi compartilhar algumas orientações, que acredito possam auxiliar iniciantes ou iniciados no uso desse instrumento. Dessa forma, juntamente com o amigo Guto Campos, da Guto Campos Films, resolvemos produzir alguns vídeos com dicas de como montar e configurar o kit, além de algumas performances no instrumento.
Espero que as dicas possam ser úteis e, à medida que for adquirindo mais experiências nesse equipamento, atualizarei as informações aqui pelo site e nas descrições de cada vídeo.
Agradecimento especial a Guto Campos Films.
Performance de Cristiano Forte na X-Pro Percussion
Montando a bateria eletrônica X-Pro Percussion
Configurações dos kits personalizados
Configurações da sensibilidade dos pads
INFORMAÇÕES EXTRAS
Seguem alguns detalhes que foram observados após a produção dos vídeos:
Quando se utiliza um pad com dois sons (centro e borda), é possível que, ao tocar notas RÁPIDAS em sequência em dois pontos distintos do mesmo pad ou prato, ocorra um atraso ou bloqueio de outros pads que também estejam sendo utilizados.
Percebi que os pads de prato têm melhor desempenho quando tocados perto do centro (cúpula) ou mais próximo à borda.
Sugestão pessoal para um kit voltado para o enfoque de se assemelhar a um instrumento acústico:
No meu caso, como baterista que sempre utilizou instrumentos acústicos, o objetivo de adquirir essa bateria eletrônica foi ter uma forma de manter uma rotina de estudos e trabalho praticando repertórios, sem gerar sons no ambiente. Dessa forma, busquei algumas configurações para uma maior aproximação ao instrumento acústico.
Além de alterar a sensibilidade de cada pad, optei também pela utilização de dois sons distintos de tons no mesmo pad, no qual a borda simula um ataque de tambor estilo rimshot.
Aproveito para deixar os dados das configurações que venho utilizando, incluindo os parâmetros originais para qualquer necessidade de se retornar às configurações iniciais.
Espero que as dicas tenham sido úteis a todos!
Um Forte abraço!
® Copyright Cristiano Forte 2003 - Todos os Direitos Reservados. |